O que é SEO?

Posted by Rafael | | Category: |

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas, métodos e/ou estudos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas no mecanismo de busca, ou seja, quando um usuário digita no mecanismo de busca uma palavra-chave, o objetivo do SEO é fazer com que uma (ou várias) das páginas do seu website, apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica.
O termo Search Engine Optimization foi usado pela primeira vez pela empresa Multimedia Marketing Group (MMG), de John Audette, onde o objetivo era realizar métodos que fizessem com que um website conseguisse um posicionamento nos resultados de busca melhor do que os concorrentes.
É muito importante não confundir os resultados orgânicos com os resultados patrocinados. Como exemplificado na imagem, os resultados orgânicos são marcados com verde e os resultados patrocinados são marcados com vermelho.

Entre estas técnicas e métodos, podemos dividir o SEO em duas frentes distintas: os fatores On-Page e os fatores Off-Page. Pela tradução direta, os fatores On-Page caracterizam-se por técnicas que alteram ou melhoram aspectos internos do site. Já os Off-page caracterizam-se pelos aspectos externos.

Os fatores mencionados acima são apenas a “ponta do iceberg” uma vez que existe uma página, criada pela empresa SEOmoz, mostrando cerca de 200 fatores e comentários de especialistas de SEO em cada um destes fatores.
Esta página ilustra claramente o trabalho de um profissional de SEO, que deve realizar uma engenharia reversa nos mecanismos de busca, testando modificações nas páginas de um website, a fim de detectar possíveis indícios de um novo fator.

E qual a Vantagem do SEO?

A essência do trabalho de SEO é angariar novos visitantes e, com mais visitas, aumentam as suas chances de conversão. Logo, com um bom trabalho de SEO, você pode aumentar as suas vendas, número de visualizações de página, assinantes de feeds, ou seja qual for a sua métrica de conversão.
É importante frisar que SEO é um trabalho de médio/longo prazo que visa aumentar a quantidade de visitantes através de confiança dos buscadores. Uma vez feito o trabalho, quando o site aparecer bem nas pesquisas, será por credibilidade.

Conclusão

Uma das mais valiosas dicas: faça o site de modo que o usuário ache o que quer, de maneira e leitura fácil, e com os conteúdos mais relevantes possíveis. Quero dizer, se eu, por exemplo, entrar em um site de computação, então supõe-se que eu queira ver artigos relacionados à computação. Não vai ser legal se eu encontrar links e conteúdo sobre culinária. Não tente enganar o buscador, colocando assuntos pornográficos ou polêmicos para chamar tráfego ao seu site. Este tipo de prática é condenada pelos buscadores e com frequencia resultam em punições.
Espero que tenham gostado e até a próxima!

Promoção para o Curso de SEO

Nos dias 20 e 21 de Março será realizado em São Paulo, a terceira turma do nosso Curso de SEO. Apesar de todas as vagas já estarem preenchidas, reservamos uma especial para esta promoção. Para concorrer ao ingresso do curso, tudo o que você tem que fazer é deixar nos comentários deste artigo, uma resposta para a pergunta: “O que é SEO para você?”. Iremos escolher internamente a melhor resposta, ou seja, você não precisa ser um expert no assunto, basta inserir uma resposta criativa ou ainda uma resposta simples e direta.
Vale lembrar que para esta promoção, iremos selecionar as pessoas que comentarem hoje, dia 15/03, até as 16:00.

Vencedor

Após votação interna, o time da MestreSEO escolheu a frase do Rodrigo Roglio como a melhor frase da promoção:
Fazer SEO é fazer com que um livro esquecido se torne um BEST SELLER!
E como um prêmio extra, decidi presentear o Jhonny Jessé(Coca Gelada) com uma entrada extra para o curso, pelo envio da seguinte frase:
SEO = Sou Experto, Otimizo.

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